A janela partidária, período determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral para que os detentores de mandatos possam trocar de partido sem a perda da função, terminou na última sexta-feira (1). Dos 84 deputados do Paraná, 54 estaduais e 30 federais, 43 mudaram de partido, ou seja 51% deles. Na bancada federal, dos 30 deputados federais do Paraná, 13 mudaram de partido, ou seja 43%. Na Assembleia Legislativa, dos 54 deputados, 30 trocaram de sigla para as eleições de outubro, ou seja, 55% do total.
A ‘dança dos partidos’ transformou o PSD do governador Ratinho Jr no maior partido do Paraná, porque filiou três deputados federais e 12 deputados estaduais, alcançando sete representantes na Câmara dos Deputados e 15, na Assembleia Legislativa.
Na Assembleia, o PSD tinha cinco deputados até o dia 3 de março — quando abriu o prazo da janela — e agora tem 15 parlamentares. O PSDB perdeu dois parlamentares, mas ganhou o reforço de duas deputadas. Já o MDB, que tinha três deputados, perdeu um. O PT ganhou um deputado e a bancada tem hoje cinco parlamentares. O PL recebeu três parlamentares na bancada e foi a cinco, enquanto o PP teve a bancada ampliada de três para seis.
O Republicanos, que tinha um único parlamentar, viu a entrada de mais quatro deputados. O PDT e o Cidadania, que tinham três deputados cada, agora são representados por um, enquanto o PROS que tinha três deputados, agora ficou com dois. o Democracia Cristã, até então sem nenhum representante na Casa, conta agora com um parlamentar.
Com as alterações, o PSB, PSC, PTB, PV, Patriotas e Podemos deixaram de ter representantes na Assembleia Legislativa.
Com as alterações, o PSB, PSC, PTB, PV, Patriotas e Podemos deixaram de ter representantes na Assembleia Legislativa.
Outra mudança, que não teve a ver com a janela partidária, ocorreu em razão da fusão dos partidos PSL e Democratas, dando origem ao União Brasil. Dessa forma, dos oito deputados das duas legendas, cinco seguem no novo partido que ganhou o reforço de mais três parlamentares, totalizando oito integrantes.
Câmara Federal
Dos 30 deputados federais do Paraná, 13 mudaram de partido, ou seja 43%. A maior bancada, assim como na Assembleia Legislativa, é do PSD, partido do governador Ratinho Jr.
Três deles foram para o PSD: Leandre, que saiu do PV, Luisa Canziani, que saiu do PTB, e Luiz Nishimori, que deixou o PL. O PP recebeu Christiane de Souza Yared (ex- PL), Pedro Lupion (ex-União Brasil) e Roman (ex-Patriota). O PL também ganhou três novos representantes: Filipe Barros (ex-União Brasil), Paulo Martins (ex-PSC) e Vermelho (ex-PSD).
Diego Garcia saiu do Podemos — que ficou sem deputados — para o Republicanos. Luizão Goulart trocou o Republicanos pelo Solidariedade. Aliel Machado mudou do PSB para o PV e Aline Sleutjes saiu do União Brasil e se filiou ao PROS.
DC, PSC, PTB e Patriota também acabaram o período da janela partidária sem nenhum representante paranaense.


Nenhum comentário:
Postar um comentário