Gaeco denuncia quatro pessoas por crimes de lavagem de dinheiro e concussão relacionados a suposto esquema de rachadinha comandado por deputado estadual :

 


O Núcleo Regional de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia criminal contra quatro pessoas investigadas por participação em um suposto esquema de exigência de repasses de parte dos salários de servidores comissionados vinculados a gabinete parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná. Foram denunciados três homens e uma mulher (esposa do deputado investigado). As acusações envolvem crimes de lavagem de dinheiro e concussão praticados entre 2018 e 2023, envolvendo valores de aproximadamente R$ 132,8 mil. De acordo com a denúncia, o deputado estadual – que não integra a presente ação penal por já ter sido denunciado em 2024 – teria exigido de servidores comissionados o repasse de parte de seus vencimentos. Os valores eram recebidos de forma indireta, com o uso de mecanismos destinados a ocultar a origem e o destino dos recursos. A denúncia já foi recebida pela 2ª Vara Criminal de Curitiba, que deferiu o pedido de afastamento das funções públicas de um dos denunciados, que ainda ocupa cargo em comissão na Alep. A decisão tem como objetivo evitar eventual reiteração delitiva. Operacionalização – As investigações apontaram diferentes formas de operacionalização do esquema. Em três episódios citados na denúncia, valores transferidos por servidores foram utilizados para aquisição de moeda estrangeira entregue depois, em dinheiro, ao parlamentar, com o objetivo de dissimular a origem dos recursos. Em outros fatos descritos, os repasses teriam ocorrido por meio da utilização de cartões de crédito, com o objetivo custear despesas da esposa do deputado com recursos provenientes dos valores exigidos dos funcionários. A denúncia relata também situações em que servidores realizaram transferências bancárias, saques em espécie e depósitos em contas de terceiros, além de pagamentos de despesas pessoais e transferências para empresa familiar ligada ao parlamentar. Conforme apurado, as operações buscavam ocultar a origem dos recursos e dificultar sua rastreabilidade. Em relação aos fatos mais recentes, ocorridos em 2023, a denúncia sustenta que dois dos acusados, com conhecimento do deputado, teriam atuado diretamente na exigência de repasses de parte dos vencimentos de servidores e na adoção de mecanismos destinados a ocultar o recebimento dos valores, inclusive mediante depósitos em espécie e pagamento de despesas particulares. Crimes – Conforme a denúncia, um dos investigados foi denunciado por um crime de lavagem de dinheiro. Outro responde por dez crimes de lavagem de dinheiro e dois de concussão. Um terceiro responde por dois crimes de lavagem de dinheiro. Já a quarta denunciada foi acusada da prática de oito crimes de lavagem de dinheiro e um crime de concussão.

Processo 0006891-39.2025.8.16.0196

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
comunicacao@mppr.mp.br
(41) 3250-4226

Mauá da Serra - Município avança na implantação do CETEA

 


 A Prefeitura de Mauá da Serra está na fase final de preparação do CETEA – Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, um espaço planejado para oferecer atendimento, acompanhamento e suporte especializado às crianças com TEA e suas famílias. Durante vista neste fim de semana ao local, o prefeito Giva Lopes destacou o andamento das obras e a estrutura que está sendo organizada para atender a comunidade. Segundo ele, o centro contará com ambientes específicos para o desenvolvimento das crianças, incluindo sala sensorial e sala de psicomotricidade, além de outros recursos que ainda serão implantados. Giva Lopes ressaltou que o projeto nasceu da necessidade de oferecer um atendimento mais humanizado e especializado para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Pai de uma criança autista, o prefeito afirmou que possui uma ligação especial com a causa e que o município busca proporcionar mais qualidade de vida e inclusão para as famílias. O CETEA foi desenvolvido com base em referências de centros especializados de cidades maiores, como Cascavel, com o objetivo de trazer inovação e excelência no atendimento. O espaço reunirá o trabalho integrado das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, garantindo um acompanhamento multidisciplinar aos usuários. De acordo com o prefeito, o centro será referência na região, oferecendo diversas especialidades voltadas ao desenvolvimento das crianças e ao apoio às famílias. Ele também destacou o diálogo constante com mães e responsáveis para aperfeiçoar os serviços e atender às principais necessidades da comunidade. “A gente conversa com as mães e está sempre buscando melhorar e inovar. Ficou um espaço muito bonito, preparado para receber as crianças com alegria. Isso traz uma grande satisfação para todos nós”, afirmou. Com a conclusão dos últimos detalhes da estrutura, a expectativa é que o CETEA se torne um importante instrumento de inclusão, acolhimento e desenvolvimento para as crianças com Transtorno do Espectro Autista em Mauá da Serra.

Borrazópolis - Dono de pousada aciona a polícia depois de hóspedes não pagarem a conta :

 


O proprietário de uma pousada registrou um caso de estelionato em Borrazópolis após dois hóspedes deixarem o estabelecimento sem pagar despesas de hospedagem e consumo. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar no domingo (22). Segundo o boletim de ocorrência, os suspeitos permaneceram na pousada por alguns dias e acumularam uma dívida de R$ 2.095. Depois disso, deixaram o local sem quitar os valores devidos. O dono do estabelecimento informou à polícia que os homens se identificaram com nomes e números de RG durante a hospedagem. No entanto, após consulta aos sistemas, foi constatado que os documentos pertenciam a outras pessoas. Ainda conforme o registro policial, os suspeitos disseram morar em uma cidade vizinha e afirmaram trabalhar no ramo de móveis para escritório. Eles também forneceram um número de telefone para contato. A dupla utilizava um veículo Citroën Picasso. O proprietário apresentou registros que comprovam o prejuízo causado pelo não pagamento. A Polícia Militar confeccionou o boletim de ocorrência e encaminhou o caso para a Polícia Civil, que dará sequência às investigações.

Mauá da Serra - Município conquista 3º lugar em Festival de Quadrilha :


O Grupo da Melhor Idade de Mauá da Serra foi destaque neste sábado (20) durante o 2º Festival Regional de Quadrilha da Melhor Idade, realizado em Kaloré. Com uma apresentação marcada pela animação, criatividade e valorização das tradições juninas, os participantes representaram o município com orgulho e conquistaram o troféu de **3º lugar** na competição. O grupo encantou o público e os jurados, demonstrando talento, união e muita alegria. A conquista é resultado do empenho dos integrantes e do trabalho desenvolvido em prol da valorização e da inclusão da pessoa idosa no município. O prefeito Giva Lopes parabenizou os participantes pela conquista. “É uma grande alegria ver nossa Melhor Idade representando Mauá da Serra com tanto entusiasmo e dedicação. Esse resultado é fruto do comprometimento de todos e mostra a força e a vitalidade dos nossos idosos. Parabéns a cada integrante do grupo por levarem o nome do nosso município ao pódio”, destacou. A secretária municipal responsável pelas políticas voltadas à pessoa idosa, Marlene Caetano , também comemorou o resultado. “Mais do que uma premiação, essa conquista representa a valorização da convivência, da cultura e da qualidade de vida dos nossos idosos. Estamos muito orgulhosos de cada participante que se dedicou e fez uma apresentação tão bonita”, afirmou. A participação no festival reforça a importância das atividades culturais e de integração para a terceira idade, promovendo bem-estar, socialização e momentos de alegria. A conquista do 3º lugar é motivo de orgulho para toda a população de Mauá da Serra. Parabéns ao Grupo da Melhor Idade por mais essa importante conquista.











Governador Ratinho Junior confirma R$ 565,6 milhões para 11 municípios do Estado :

 


O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta segunda-feira (22) recursos na ordem de R$ 565,6 milhões para 11 municípios de diferentes regiões do Estado. São investimentos em áreas como pavimentação urbana e rural, construção de creches, unidades de saúde e centros de convivência para idosos de cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Noroeste, Sudoeste, Centro-Sul, Norte Pioneiro e Oeste do Paraná.

Ratinho Junior destacou que os recursos integram o maior pacote de investimentos da história voltado aos municípios. “Estamos vivendo um momento único no Paraná, com um grande volume de investimentos, mostrando que, quando você repassa o dinheiro dos cofres do Estado para as cidades, ele chega mais rápido à população, transformando-se em obras e infraestrutura”, afirmou. “É motivo de muita alegria celebrar mais meio bilhão de reais em investimentos.”

“Temos o programa Estrada Boa, que leva asfalto rural para os agricultores, melhorando a logística para produtores de leite, ovos, frango, peixe e carne suína. Também o Asfalto Novo, Vida Nova, que visa urbanizar todas as ruas de terra dentro das cidades, tirando a poeira e a lama da frente da casa das pessoas e promovendo cada vez mais a urbanização dos municípios. Além disso, há investimentos em diversas áreas, desde a construção de Unidades Básicas de Saúde até a construção de hospitais”, acrescentou o governador.

Palotina, no Oeste do Estado, responde por quase metade do investimento confirmado nesta segunda-feira. Entre obras entregues, em execução ou em fase de licitação são R$ 239,5 milhões. O destaque fica para o Contorno de Palotina, realizado em parceria com a Cooperativa C.Vale e que retirou o tráfego pesado de dentro da cidade. Também será pavimentada a Estrada KD103, com R$ 19,1 milhões de investimento, e construído um hospital, no valor de R$ 20 milhões.

Para o prefeito Rodrigo Ribeiro, a parceria entre Estado e município tem sido um diferencial para tirar grandes projetos do papel. “O contorno viário era um sonho para o nosso município e se tornou realidade por meio da gestão do governador Ratinho Junior. Isso melhorou muito a qualidade de vida da população, o trânsito e a segurança, com os veículos pesados e todos aqueles que trafegam pela região acessando a rodovia sem passar pelo perímetro urbano do município”, comentou.

No Centro-Sul, Diamante do Sul recebeu R$ 28,5 milhões, sendo que grande parte desse recurso é destinado para pavimentação de vias urbanas pelo Asfalto Novo, Vida Nova, e de estradas rurais pelo programa Estrada Boa, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A cidade também recebeu maquinários agrícolas e terá uma van para transporte de pacientes na área da saúde.

No Norte Pioneiro, Siqueira Campos conta com R$ 17,7 milhões destinados para construção de uma unidade da Casa da Mulher Paranaense, espaço voltado ao desenvolvimento do protagonismo feminino, e uma creche, que ampliará o número de crianças atendidas na cidade. “Temos muitas crianças na fila de espera por uma vaga. Com essa nova creche, vamos praticamente zerar a fila de espera, atendendo as famílias que precisam desse serviço tão importante”, ressaltou o prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano.

RMC – A Grande Curitiba conta com R$ 96,5 milhões em investimentos, distribuídos nas cidades de Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul e Contenda. Campina Grande do Sul recebeu a maior fatia da região, com R$ 48 milhões em recursos para pavimentação de vias urbanas, das estradas municipais João Mocellin, Roberto Crozeta e Cerne, em uma extensão de 7,1 quilômetros (km) e aporte de quase R$ 15 milhões.

Para Bocaiúva do Sul são R$ 25,2 milhões. Somente em pavimentação de vias urbanas o montante é de R$ 19,2 milhões. A prefeitura já está autorizada a realizar a licitação para que, em breve, as obras possam ser iniciadas. A cidade também já recebeu maquinários para renovar o parque de máquinas e contará com recursos para a área da saúde, voltados a aquisição de ônibus, ambulâncias, van e veículo utilitário.

Contenda finaliza as entregas para a região com R$ 23,2 milhões em recursos do Estado para obras em diversas áreas, entre elas a reforma do Centro de Convivência de Idosos, construção de creche e escola municipal e a pavimentação da Estrada Eleutério de Souza Padilha, em uma extensão de 2,3 km. Na saúde, uma Unidade Básica de Saúde será construída, enquanto que outra está sendo ampliada.

NOROESTE – Dois municípios do Noroeste do Paraná foram contemplados com investimentos em parceria com o Estado, da ordem de R$ 111,5 milhões. São eles Pérola e Cafezal do Sul.

Os 12 mil habitantes de Pérola estão sendo beneficiados com R$ 58 milhões em recursos e que envolvem a reforma e ampliação do Centro de Convivência, o recape na rodovia que liga a cidade ao Distrito de Pindorama, a construção de creche, a pavimentação de vias urbanas e rurais, entre outras obras e equipamentos.

“São recursos que fazem a diferença para o município. Um dos principais investimentos é o nosso Centro de Convivência. Adquirimos um clube social da cidade e estamos realizando uma ampla reforma e ampliação para oferecer mais qualidade de vida aos nossos idosos. Outro destaque são as pavimentações. Tanto o Asfalto Novo, Vida Nova quanto os programas de asfalto rural têm transformado a vida da população, melhorando a mobilidade e a infraestrutura do município”, salientou a prefeita Valdete Cunha.

“Nossa arrecadação própria é limitada. Por isso, sentimos a diferença quando o Governo do Estado realiza esses aportes de recursos para impulsionar o desenvolvimento das cidades menores. Isso tem sido muito importante e é uma das grandes marcas desta gestão, um governo que olha não apenas para as grandes cidades, mas também para os pequenos municípios, fortalecendo o desenvolvimento regional de forma equilibrada”, finalizou a prefeita.

SUDOESTE – Finalizando o pacote de recursos, três municípios do Sudoeste paranaense contam com R$ 71,9 milhões para aporte em diversas áreas. Santa Izabel do Oeste é uma delas, com R$ 26,1 milhões. Quase metade desse valor está autorizado para licitação e contempla três estradas vicinais, entre elas a José Arcebia Ghiggi, em uma extensão de 2,1 km.

Em Manfrinópolis são R$ 25,4 milhões. O destaque é para a pavimentação das estradas MF-163 e MF-168, em uma extensão de 14 km e R$ 20,5 milhões em investimentos, dentro do programa da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). Além disso, a cidade recebeu maquinários e melhorias na cozinha comunitária e na central de alimentos.

Por fim, Salgado Filho recebeu R$ 20,3 milhões, com a maior parte dos projetos em homologação, licitação ou já em execução. São R$ 5,6 milhões para a pavimentação da Linha Bandeirantes até a Linha Tiradentes, com mais de 6 km de extensão. Outros R$ 4,5 milhões são destinados para pavimentação de vias urbanas e construção de um Centro de Desenvolvimento Econômico.

PRESENÇAS – Participaram dos anúncios o vice-governador Darci Piana; o secretário de Estado da Saúde, César Neves; a superintendente do Paranacidade, Camila Scucato; os deputados federais Sandro Alex e Leandre Dal Ponte; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi; o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri; e os deputados estaduais Marcio Nunes, Ademar Traiano, Artagão Júnior, Márcia Huçulak, Adão Litro, Do Carmo e Wilmar Reichembach. AEN.

Estado entregou 6,3 mil viaturas desde 2019 - Blindados, RAMs, ambulâncias do Siate e mais :

 



As forças de segurança do Estado do Paraná receberam 6.388 novas viaturas desde 2019. Enfileirada, essa quantidade de viaturas equivale a uma distância de aproximadamente 32 quilômetros. Elas variam entre os modelos Renault Duster, Trailblazer, Partner, S10, caminhonetes RAM 3500 e L200, motocicletas, caminhões, até blindados. 

Foram entregues 560 viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMPR), 431 para a Polícia Penal (PPPR), 1.501 para a Polícia Civil (PCPR), 124 para a Polícia Científica (PCI), 3.356 para a Polícia Militar (PMPR), e 416 para utilização dos setores internos, centros de operações e programas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

A frota é utilizada pelas forças de segurança em operações ostensivas e especiais, investigações, escolta de pessoas privadas de liberdade e atendimento a ocorrências. Elas foram distribuídas em todo o estado com base em estudos técnicos que consideram os índices criminais de cada região, o volume de atendimentos e a demanda operacional das unidades. O investimento para a aquisição das 6.388 viaturas alcançou o montante de R$ 1,1 bilhão.

RECORDE – No mês de maio, foi anunciado o maior pacote de investimentos da história da segurança pública do Estado, totalizando R$ 338 milhões aplicados no fortalecimento das forças policiais e de resgate. O pacote, viabilizado pelo Governo do Paraná, contemplou a entrega de 3,2 mil armamentos, 1.245 viaturas e 29 embarcações, além de equipamentos de informática, sistemas de comunicação, tecnologia forense e materiais especializados, bem como a nova sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Paraná (PMPR). 

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo Sanson, classificou a entrega como um momento histórico para o setor. “Estamos colocando nas ruas um conjunto robusto de equipamentos e estruturas que fortalecem a atuação das forças de segurança em todas as regiões do Estado”, disse. Ele acrescentou que o planejamento foi definido para a distribuição dos equipamentos entre as corporações, com envio imediato das viaturas e demais estruturas às diferentes regiões conforme as demandas operacionais. 

Esse pacote massivo de investimentos incluiu a distribuição de 1.244 novas viaturas, além de fuzis, embarcações e equipamentos de ponta para as estruturas das forças de segurança do estado. 

BLINDADOS Dois dos sete primeiros blindados do Estado para uso das forças de segurança do Paraná chegaram em abril ao Porto de Paranaguá. O Governo do Estado adquiriu os veículos de alto desempenho operacional para reforçar as frotas da Polícia Militar do Paraná (PMPR), da Polícia Civil (PCPR) e da Polícia Penal (PPPR).

Eles serão sendo utilizados em operações especiais de alta complexidade, como ações de gestão de crises, combate a roubos, a instituições financeiras e situações de tentativa de resgate de presos. O investimento total foi de R$ 24,18 milhões. Os sete veículos são da fabricante canadense Roshel INC, fornecedora de agências internacionais de segurança. Entre elas estão a Homeland Security, a U.S. Customs and Border Protection e a NASA, além do Departamento de Defesa do Canadá e da Peel Regional Police, de Toronto.

CAMINHONETES – O Paraná conta, pela primeira vez, com caminhonetes RAM 3500 disponíveis na frota da segurança pública. No total, 35 veículos deste modelo, além de outras 56 L200, foram entregues dentro de um pacote histórico de investimentos do Governo do Estado para as forças policiais. Apenas a compra dos automóveis recebeu um aporte de R$ 38,3 milhões. As novas caminhonetes pesadas foram adquiridas com o objetivo de ampliar e modernizar as frotas à disposição da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). 

NOVAS AMBULÂNCIAS O governo também investiu R$ 29,8 milhões e entregou 60 novos ambulâncias do Siate que contam com uma série de melhorias implantadas a partir de sugestões dos próprios socorristas do Corpo de Bombeiros. Além de mais espaçosas e com equipamentos modernos, as novas unidades têm integração com a Secretaria da Saúde para agilizar a transferência de vítimas aos hospitais. As ambulâncias foram adquiridas via licitação a um custo unitário de R$ 498 mil, totalizando R$ 29,8 milhões para a renovação da maior parte da frota.

VEÍCULOS DE GRANDE PORTE A Polícia Militar do Paraná (PMPR) passou a contar com novos veículos para reforçar o patrulhamento costeiro durante o Verão Maior Paraná 2026, que ocorreu na última temporada de verão. São duas caminhonetes de grande porte, modelo Chevrolet Silverado, que foram incorporadas à frota da Patrulha Costeira, ampliando a capacidade de resposta da corporação em ações de segurança, fiscalização e apoio a ocorrências marítimas e ambientais no Litoral. AEN.

Cruzmaltina - Vem aí a grande festa em Dinizópolis :

 



Faxinal - Homicídio próximo ao Cemitério Municipal :


Um homem acabou morrendo na manhã desta sexta-feira 19/06, em Faxinal. Segundo informações preliminares, a Polícia Militar teria sido acionada via Copom para atender uma ocorrência de violência doméstica, em um bairro que fica próximo ao Cemitério Municipal. Segundo informações da polícia, eles teriam chegado a residência logo após serem acionados e se depararam com esse cidadão dentro da casa, momento em que este viu a polícia, ele teria pulado uma janela, na iminência de tentar fugir, porém os policiais, saíram atrás dele e logo à frente conseguiram alcançá-lo, teriam entrado em luta corporal para algemá-lo, porém segundo a polícia ele teria reagido e tentado arrancar a arma de um dos policiais, o outro policial que também estava na ocorrência, sacou a arma e desferiu um disparo para contê-lo, porém o tiro foi fatal e acabou matando este cidadão no local. Até o momento a sua identidade ainda não foi revelada, as informações dão conta de que ele seria morador da Vila Nova. O Instituto Médico Legal esteve no local e recolheu o corpo, Segundo a polícia, este cidadão teria passagem por homicídio. O caso agora está sendo investigado pela delegacia de polícia, para apurar o que realmente teria acontecido.


PRF faz apreensão de 26 Fuzis e 16 Pistolas :

 


Na tarde desta quarta (17), a Polícia Rodoviária Federal realizou a maior apreensão de fuzis da história do órgão, durante uma operação na BR-277, em Santa Terezinha do Itaipu (PR), próximo da fronteira do Brasil com o Paraguai, onde foram encontrados em um caminhão 26 fuzis e 16 pistolas. Até então, a maior apreensão de fuzis da PRF havia sido no Rio de Janeiro, em agosto de 2020.

Por volta do meio-dia, policiais rodoviários federais abordaram um motorista de 28 anos que conduzia um caminhão carregado com insumos para ração animal, que saiu da Argentina com destino a Minas Gerais. O motorista apresentou muito nervosismo com a abordagem e em aprofundada vistoria, disse aos policiais que realmente estava transportando armas. Nas buscas, os policiais encontraram uma grande quantidade de armas e peças de armas escondidos dentro da cabine do veículo.

Após a retirada e a montagem das armas, foram contabilizados:

  • 26 fuzis (22 calibre 5,56 mm e quatro calibre 7,65 mm);
  • 898 munições de calibre 7,62 mm;
  • 16 pistolas (14 calibre calibre 9 mm e duas .40);
  • 4.150 munições calibre 9 mm e
  • 127 carregadores.

Dentre as armas, destacam-se a presença de duas AK-47, que é um armamento de infantaria padrão, muito usado por grupos guerrilheiros, forças paramilitares e organizações criminosas. Devido ao seu custo reduzido e confiabilidade sob condições severas, ela se tornou a arma militar mais utilizada no mundo e uma das mais utilizadas pelo crime organizado.

Diante dos fatos, o motorista foi detido e conduzido à Polícia Federal em Foz do Iguaçu para o registro da ocorrência tráfico internacional de arma de fogo, que tem uma pena de até 16 anos de reclusão.

O Programa Brasil Contra o Crime Organizado é uma estratégia federal lançada pelo Ministério da Justiça para sufocar financeiramente e operacionalmente as facções criminosas no país, operando um controle rígido e combate integrado para desarticular a logística das organizações criminosas.

Fonte – PRF

Reserva - Município recebe Rolo Compactador zero km :

 


A Prefeitura de Reserva recebeu na quarta-feira (17) um novo rolo compactador Caterpillar CS 10 GC, adquirido com recursos do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O investimento foi de R$ 670 mil. Com a chegada do equipamento, a frota municipal passa a contar com três rolos compactadores, ampliando a capacidade de atendimento das obras realizadas pelo município. Segundo a Prefeitura, o modelo recebido é reconhecido pelo baixo custo de manutenção e pelo alto desempenho na compactação de solo, o que deve contribuir para mais eficiência nos serviços de infraestrutura. O novo rolo compactador será utilizado em obras e serviços executados pelo município. 

Prefeitura Municipal de Reserva.

Faxinal - Vem aí a 5ª Caminhada do Monge :

 

5ª Caminhada do Monge – Venha viver essa experiência! 🌿

Prepare-se para uma manhã de contato com a natureza, integração e bem-estar na 5ª Caminhada do Monge, um evento especial que reúne aventura, história e belas paisagens.

📅 Data: 28 de junho
📍 Local de saída: Rotary Club de Faxinal

Programação:
☕ 06h30 – Café da manhã
🥾 08h00 – Início da caminhada
🍽️ 12h00 – Almoço

💰 Inscrição: R$ 80,00

Participe dessa jornada pelos caminhos inspirados na tradição do Monge, apreciando as belezas naturais da região e desfrutando de momentos de convivência e superação.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Faxinal e parceria com o Rotary Club.

Garanta sua vaga e venha caminhar conosco!

Informações e inscrições:
PIX: 09.314.566/0001-62
Favorecido: Rotary Club de Faxinal

Caminhe, contemple, conecte-se com a natureza e faça parte desta história.

Grandes Rios - Prefeitura realiza Leilão de Veículos :

 


A Prefeitura Municipal de Grandes Rios realizará mais uma edição do Leilão de Veículos, uma oportunidade para quem busca bons negócios com transparência, legalidade e economia.

📅 Data: 25 de junho de 2026 (quinta-feira)
🕜 Horário: 13h30 (horário de Brasília)
📍 Modalidade: Leilão Híbrido (online e presencial)

Estarão disponíveis diversos veículos e equipamentos pertencentes ao município, incluindo ônibus escolares e caminhões. Os recursos arrecadados serão revertidos em benefícios para a população de Grandes Rios.

✅ Consulte o edital para conhecer os lotes disponíveis, condições de participação e locais de visitação.
✅ Participe e aproveite a oportunidade de adquirir veículos com excelentes condições.

📢 Não perca essa chance! Garanta sua participação e acompanhe todas as informações oficiais do leilão.

Prefeitura Municipal de Grandes Rios

Mauá da Serra - Primeira Dama Michele entrega kits para mamães do município :




 A Prefeitura de Mauá da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a entrega de kits para gestantes contempladas pelo programa "Nascer Bem Paraná", iniciativa do Governo do Estado que oferece suporte material e acompanhamento às futuras mães. Uma das beneficiadas foi Daniele dos Santos, que recebeu seu kit, representada pela primeira dama e secretária Michele Sincoski . Os kits contém itens essenciais para os primeiros meses de vida do bebê, contribuindo para o bem-estar das famílias e fortalecendo o cuidado com a saúde materno-infantil. A ação reforça o compromisso do município com a promoção da qualidade de vida, garantindo mais apoio, conforto e segurança às gestantes de Mauá da Serra. 

Jardim Alegre - Batida entre dois veículos deixa feridos :


 Um acidente em Jardim Alegre envolvendo um GM Onix e um GM Prisma deixou duas pessoas feridas na noite desta terça-feira 16/06 . A batida ocorreu na PR-466 por volta das 19:00 horas, no trevo de Placa Luar. Dois homens que estavam no Onix tiveram ferimentos. Um deles apresentava lesões mais graves, mas estava consciente e orientado. A outra vítima sofreu escoriações. Outros dois ocupantes do carro não se feriram. No Prisma viajavam três pessoas, apesar dos danos registrados no automóvel, nenhum dos ocupantes ficou ferido.

Tristeza em Faxinal - Morre nosso grande amigo Pedro Primo :

 


É com profunda tristeza que noticiamos o falecimento do nosso grande amigo Pedro Primo em Faxinal, bastante conhecido no município e deixou a cidade enlutada. A toda família enlutada os nossos sinceros sentimentos, que Deus Conforte o coração de todos vocês. Velório acontecerá na Capela dos Padres durante esta quinta-feira 11/06, e o sepultamento será as 16:30 hs desta quinta-feira 11/06 , no cemitério municipal de Faxinal.

Faxinal - Prefeito Hermes anuncia a construção de um CMEI em Faxinalzinho :

 


A Administração Municipal de Faxinal anunciou, na noite desta terça-feira 09/06, a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no distrito de Faxinalzinho. O anúncio foi realizado durante encontro no Salão Comunitário da localidade pelo prefeito Hermes Santa rosa e reuniu muitos moradores da comunidade. O novo CMEI terá um terreno de 3.501, 79 m² com 456,86 metros quadrados de área construída, foi comprado pelo município e receberá um investimento de R$ 2.503.118,40, ampliando a estrutura de atendimento à educação infantil no distrito. Durante o anúncio, o prefeito Hermes Santa Rosa destacou a relevância do investimento para a comunidade local e ressaltou a parceria com o Governo do Estado para viabilização da obra. “Trata-se de um investimento importante para Faxinalzinho, que irá fortalecer o atendimento às famílias e oferecer melhores condições para o desenvolvimento das crianças. Agradecemos ao Governor Ratinho Júnior pelo apoio na concretização deste projeto”, afirmou. O prefeito Hermes explicou que atualmente o distrito atende 37 crianças e não possui lista de espera. Segundo ela, a nova unidade permitirá ampliar a capacidade de atendimento e oferecer período integral para crianças de até cinco anos de idade. Atualmente, o atendimento integral é disponibilizado apenas para crianças de até três anos e em espaço improvisado. Com a nova estrutura, a expectativa é ampliar o suporte às famílias da comunidade, especialmente àquelas que necessitam de atendimento em período estendido. “O novo CMEI proporcionará um ambiente adequado para o desenvolvimento das crianças, com estrutura moderna, alimentação, acompanhamento profissional e espaços planejados para garantir conforto e segurança. É um investimento que contribui diretamente para a qualidade de vida das famílias da comunidade”, destacou. 


entre Bom Sucesso e Jandaia do Sul - Mulher morre em acidente :


 Uma mulher de 37 anos perdeu a vida em um grave acidente de trânsito registrado na manhã desta quarta-feira (10) na BR-369. A colisão ocorreu por volta das 7h, no quilômetro 231 da rodovia, no trecho rodoviário que liga as cidades de Jandaia do Sul e Bom Sucesso.

A motorista conduzia um veículo Fiat Siena no sentido a Jandaia do Sul quando perdeu o controle direcional do carro sob a chuva. O automóvel teria invadido a pista contrária e acabou colidindo de forma violenta contra o último rodado de uma carreta bitrem que seguia no sentido oposto.

Equipes de emergência e resgate foram acionadas imediatamente por testemunhas que passavam pelo trecho após o choque. No entanto, ao chegarem ao local do acidente, os socorristas constataram que a condutora do Siena não resistiu aos ferimentos severos e já estava em óbito.

O motorista do caminhão escapou ileso do impacto e permaneceu no local da fatalidade para prestar os primeiros esclarecimentos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) isolou o perímetro para realizar o laudo pericial, documento que será encaminhado à Polícia Civil para a conclusão do caso.

Governador Ratinho Júnior entrega veículos e equipamentos para fortalecer gestão ambiental :

 Para reforçar os serviços ambientais prestados pelos municípios e ampliar a capacidade de fiscalização em todo o Estado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quarta-feira (10), no Palácio Iguaçu, um pacote de equipamentos avaliado em R$ 70,8 milhões. A iniciativa beneficia 133 cidades paranaenses com 129 caminhões da Patrulha Ambiental, 30 caminhonetes destinadas às equipes do Instituto Água e Terra (IAT), nove lanchas, seis barcos a motor e cinco trituradores de galhos.

Principal investimento da ação, os novos caminhões serão destinados a 129 municípios para apoiar atividades como abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza urbana, coleta de resíduos e saneamento rural. O lote inclui 25 caminhões-baú, 28 compactadores de lixo, 23 limpa-fossas, 22 caminhões-pipa e 31 poliguindastes, em um investimento de R$ 58,3 milhões.

Segundo Ratinho Junior, os equipamentos reforçam a estrutura dos municípios para ações de sustentabilidade e gestão de resíduos. "Hoje estamos fazendo mais uma entrega da Patrulha Ambiental, um programa que criamos para fornecer aos municípios uma estrutura de equipamentos que permita fazer o trabalho da sustentabilidade. Esses equipamentos ajudam a dar uma boa destinação aos resíduos orgânicos e recicláveis, apoiam as cooperativas de reciclagem e contribuem para manter as cidades cada vez mais limpas e bem cuidadas”, analisou.

"Estamos investindo R$ 70 milhões em equipamentos para diversos municípios do Paraná. É uma ação que vai ao encontro do que estamos fazendo, que é transformar o Paraná no estado mais sustentável do Brasil. Estamos mostrando que é possível crescer na economia, gerar empregos e atrair investimentos sem abrir mão do cuidado com o meio ambiente”, completou o governador.

As entregas integram a Patrulha Ambiental, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e pelo Instituto Água e Terra (IAT) para fortalecer a estrutura dos municípios em ações de preservação ambiental, saneamento e gestão de resíduos. Desde 2019, considerando a nova entrega, o Governo do Paraná já disponibilizou aos municípios 884 veículos, 100 kits de equipamentos e 67 trituradores de galhos por meio da Patrulha Ambiental. O investimento acumulado supera R$ 290,6 milhões.

"A Patrulha Ambiental atende necessidades importantes dos municípios com equipamentos de alto custo e que exercem um papel fundamental na área ambiental. Muitas cidades têm dificuldade para fazer esse tipo de aquisição, por isso o apoio do Estado ajuda a levar serviços essenciais para a população e fortalece a gestão ambiental principalmente nos pequenos municípios”, explicou o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

Os caminhões-pipa serão utilizados principalmente no abastecimento de comunidades afetadas por estiagens, irrigação de áreas públicas e apoio ao combate de incêndios florestais. Já os compactadores reforçam a coleta de resíduos sólidos urbanos, enquanto os poliguindastes auxiliam os serviços de limpeza pública e transporte de caçambas. Os veículos limpa-fossa, por sua vez, contribuem para a melhoria das condições sanitárias em comunidades rurais e para a manutenção de sistemas de drenagem e esgotamento.

Outra frente da iniciativa é o repasse de cinco trituradores móveis de galhos para os municípios de Cerro Azul, Uniflor, Iguatu, Campina do Simão e Boa Vista da Aparecida. Os equipamentos permitem transformar resíduos de poda em material reaproveitável, reduzindo o volume destinado aos aterros e contribuindo para a gestão sustentável dos resíduos verdes.

Entre os municípios contemplados está o de Santa Fé, na região noroeste do Estado, que vai receber um caminhão para a coleta seletiva. Segundo o prefeito Edson Palotta, o veículo vai fortalecer o trabalho já desenvolvido pelo município na área ambiental. "Santa Fé é uma cidade pequena e precisa muito desses equipamentos. Nós fazemos um trabalho forte na questão dos recicláveis e esse caminhão será muito importante para ampliar esse atendimento”, pontuou o prefeito.

Já o município de Iguaraçu vai receber um caminhão caçamba para auxiliar na coleta de entulhos da cidade. "É um equipamento que terá muita utilidade para o município. Com o caminhão e as caçambas, conseguimos organizar melhor o recolhimento de entulhos e oferecer uma alternativa adequada para a população, contribuindo para manter a cidade mais limpa”, salientou o prefeito Claudio Aparecido Bernin.

FISCALIZAÇÃO – Além do reforço aos municípios, o Governo do Estado também ampliou a estrutura de fiscalização ambiental. Foram entregues 30 caminhonetes Ford Ranger adaptadas para atender os escritórios regionais e a sede do IAT em Curitiba. Equipados com guincho, giroflex, sirene e acessórios específicos para operações em campo, os veículos serão empregados em ações de combate a crimes ambientais, monitoramento de desmatamentos, fiscalização de queimadas e transporte de equipes técnicas.

O pacote entregue nesta quarta contempla ainda 9 lanchas e 6 barcos a motor destinados aos escritórios regionais do instituto. As embarcações reforçarão as atividades de fiscalização em rios, reservatórios e áreas de preservação ambiental em diferentes regiões do Paraná.

É o caso do escritório regional de Umuarama, que vai receber uma lancha e um barco. “Temos uma grande extensão de áreas banhadas pelos rios Paraná, Ivaí e Piquiri. Esses equipamentos vão ajudar na fiscalização da pesca irregular e do desmatamento em áreas de preservação permanente”, detalhou o chefe do escritório, Luis Claudio Cardoso. AEN.


Polícia Militar apreende 340 kg de maconha, medicamentos, além de eletrônicos em Ônibus na PR-444 :

 


Uma ação integrada da Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), resultou na apreensão de 340 quilos de maconha, medicamentos de origem irregular e aparelhos eletrônicos na tarde desta quarta-feira (10), na PR-444, em Rolândia, no Norte do Estado.

A ocorrência foi registrada durante mais uma fase da Operação Omnis, realizada de forma conjunta entre equipes da ROTAM da 2ª Companhia do BPRv, do Canil da 4ª Companhia do BPRv e servidores da Receita Federal.

Durante a fiscalização de um ônibus interestadual, os policiais realizaram buscas no veículo e identificaram indícios que levantaram suspeitas sobre a possível existência de compartimentos ocultos. Com o apoio do cão de faro Zeus, do Canil da 4ª Companhia do BPRv, foi realizada uma varredura minuciosa no coletivo, sendo indicada uma área localizada no assoalho, logo atrás do posto do motorista.

Após a remoção parcial da estrutura, os policiais localizaram diversos tabletes de substância análoga à maconha, além de caixas contendo medicamentos para emagrecimento e aparelhos eletrônicos. Diante da constatação do flagrante, os dois motoristas do ônibus receberam voz de prisão e foram informados de seus direitos constitucionais.

A Polícia Federal foi comunicada sobre a ocorrência e orientou a qualificação dos passageiros e a condução dos dois suspeitos, juntamente com todo o material apreendido, até a delegacia competente para os procedimentos de polícia judiciária.

No total, foram apreendidos 340 quilos de maconha, 1.200 unidades de tirzepatida, 14 caixas de GHK-CU, 22 aparelhos celulares iPhone, um aparelho Samsung e um aparelho Motorola. O ônibus utilizado para o transporte da carga ilícita também foi apreendido.

A ação integra a Operação Omnis, estratégia da Polícia Militar do Paraná (PMPR) voltada ao combate ao tráfico de drogas, ao contrabando e demais crimes transfronteiriços, reforçando a presença policial e a integração entre os órgãos de fiscalização e segurança pública. AEN.

Vem aí a feijoada solidária do Lar São Vicente de Paulo :

 


Que tal saborear uma deliciosa feijoada e ainda contribuir com uma causa especial?

No dia 14 de junho, a partir das 11h30, venha participar da tradicional Feijoada Solidária do Lar São Vicente de Paulo, realizada na Feira das Empreendedoras – Comitê Sicredi Mulher.

🍛 O cardápio acompanha:
✅ Feijoada completa
✅ Arroz
✅ Farofa
✅ Vinagrete

💰 Valor: R$ 50,00

Toda a renda arrecadada será destinada ao apoio e manutenção dos trabalhos realizados pelo Lar São Vicente de Paulo, ajudando a proporcionar mais qualidade de vida e cuidado aos seus atendidos.

❤️ Reúna sua família, convide os amigos e faça parte dessa corrente de solidariedade. Sua participação faz a diferença!

Sabor que aquece, solidariedade que transforma! 🫶

📍 Lar São Vicente de Paulo – Faxinal/PR
📞 Informações: (43) 99823-0103

Grandes Rios - Prefeito anuncia início de Asfalto em Concreto :

 


O prefeito William José Gonçalves anunciou o início das obras de pavimentação com asfalto em concreto em importantes vias do município de Grandes Rios. Entre as ruas contempladas nesta etapa estão a Rua Amazonas, a Rua Paraná e a Rua Piauí. Segundo o prefeito, outras vias da cidade também serão beneficiadas com o programa de pavimentação. Durante o anúncio, William José Gonçalves agradeceu o apoio dos deputados parceiros que contribuíram para a conquista dos recursos e fez um agradecimento especial ao governador Ratinho Junior pelo repasse destinado ao município, que possibilitará a realização das obras. De acordo com o prefeito, os trabalhos deverão começar nos próximos dias, trazendo melhorias na infraestrutura urbana e mais qualidade de vida para a população. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito também enviou um recado aos adversários. Segundo ele, algumas pessoas torciam contra a execução da obra e chegaram a realizar gravações no local, cobrando insistentemente o início dos trabalhos. Agora, com os recursos garantidos e a obra prestes a começar, o prefeito afirmou que a população poderá acompanhar a concretização do projeto. Com informações da prefeitura municipal de grandes Rios.

Grandes Rios - Ex - Prefeito Toninho do Café de Aniversário, Parabéns !

 


Nesta quarta-feira 04/06, quem celebrou com alegria a vida de um homem cuja história é marcada pelo trabalho, pela fé e pelo compromisso com as pessoas: Toninho do Café.

Ao longo de sua caminhada, Toninho construiu uma trajetória de respeito e admiração. Como empresário do ramo do café há 25 anos, tornou-se referência pela dedicação, pela seriedade e pela forma honesta com que sempre conduziu sua vida profissional. Seu trabalho ajudou a fortalecer a economia local, gerar oportunidades e valorizar aquilo que Grandes Rios tem de mais importante: sua gente trabalhadora.

Mas Toninho é muito mais do que um empresário de sucesso. É um homem de fé, de profunda religiosidade católica, que carrega em sua caminhada valores como humildade, gratidão, família, solidariedade e amor ao próximo. Sua fé sempre foi uma luz em sua vida, orientando suas decisões e fortalecendo seu compromisso com o bem.

Também não podemos deixar de reconhecer sua passagem vitoriosa e bem-sucedida como prefeito de Grandes Rios. À frente do município, Toninho demonstrou responsabilidade, dedicação e amor pela nossa cidade, deixando uma marca de trabalho, conquistas e compromisso com o desenvolvimento. Sua atuação como prefeito reforçou ainda mais o carinho e o respeito que tantas pessoas têm por ele.

Neste dia especial, seus amigos e familiares prestam esta homenagem com o coração cheio de gratidão. Gratidão por sua amizade, por seu exemplo, por sua história e por tudo aquilo que representa para sua família, para seus amigos e para o povo de Grandes Rios.

Parabéns, Toninho do Café! Que Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, continue abençoando sua vida, sua família e todos os seus caminhos. Que este novo ciclo seja repleto de saúde, paz, alegrias, fé renovada e muitas bênçãos.

Mensagem enviada pelo seu filho Clevinho e Família 

Faxinal - Incêndio em residência com vítima :

 

Vídeo - Colaboração do amigo Paulinho Portela

Na madrugada desta sexta-feira, um incêndio de grandes proporções aconteceu em uma residência próximo à região da Bica d’Água, em Faxinal, mobilizou equipes de emergência e causou grande comoção entre moradores da comunidade. Após o controle das chamas, um corpo carbonizado teria sido localizado no interior do imóvel. Segundo informações preliminares, a vítima seria uma mulher de aproximadamente 35 anos, identificada inicialmente pelo primeiro nome de Vanderleia. As circunstâncias do incêndio ainda serão investigadas pelas autoridades competentes, que deverão apurar as causas do fogo e confirmar oficialmente a identidade da vítima. Moradores da região acompanharam com preocupação o trabalho das equipes durante a ocorrência. Novas informações poderão ser divulgadas após a conclusão dos levantamentos periciais.