Pelo menos 18 prefeitos das 26 cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) deverão participar da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que será realizada a partir deste dia 25 de abril (segunda-feira) até o dia 28 (quinta-feira). As atividades estarão concentradas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Cerca de 200 prefeitos do Paraná já confirmaram presença, conforme levantamento feito pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
A comitiva do Vale do Ivaí tem à frente o presidente da Amuvi e prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD). Ele acredita que pelo menos 3 mil prefeitos do Brasil, além de vereadores, estarão presentes neste que promete ser o maior movimento municipalista da sua história, segundo avalia a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
“Nossa expectativa para este encontro em Brasília é bastante positiva, uma vez que se trata de um ano eleitoral em que os municípios poderão apresentar suas demandas ao atual governo, aos ministros e aos presidenciáveis que pretendem disputar as eleições deste ano”, afirma Carlos Gil.
Entre as demandas municipalistas que serão debatidas neste encontro, o presidente da Amuvi cita a necessidade urgente da reforma tributária, que possa promover uma melhor e mais justa distribuição da arrecadação de impostos e tributos entre a União, os Estados e Municípios. Ele observa que hoje pelo menos 80% desta arrecadação fica com a União e os Estados, restando apenas 20% para os municípios. “Todos sabem que são nos municípios onde a população vive e exige melhor qualidade de vida”, afirma Carlos Gil, observando que essa cobrança cai sempre e principalmente aos prefeitos.
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contanto com a presença de mais de 5 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República. Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista. A maioria das nossas conquistas deve-se ao grande poder de mobilização e articulação dos gestores públicos municipais durante a Marcha.


Nenhum comentário:
Postar um comentário