Grandes Rios - Maio Laranja :

 


O mês de maio é nacionalmente conhecido como maio laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 foi instituído pela lei federal 9970/00 como o dia nacional de combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade.

A campanha tem como data oficial dia 18 de maio e foi inspirada na cor laranja da gérbera, uma flor muito conhecida no Brasil que simboliza a fragilidade e vulnerabilidade da criança. 

Talvez o apelo ou o viés feminino da campanha seja pela adoção da cor laranja que também está associada a uma outra campanha apoiada pela ONU contra a violência às mulheres.

Intitulada de Dia Laranja, a campanha tem como objetivo o fim da violência à mulher. Todo dia 25 de cada mês, pessoas solidárias à causa se vestem com uma peça na cor laranja como forma de chamar a atenção da sociedade para o sofrimento de mulheres que na maioria das vezes sofrem caladas e acuadas.  A cor laranja representa a positividades e energia representando um futuro sem violência contra meninas e mulheres. 

No Brasil esse é o quarto crime mais cometido contra crianças e jovens e, como citei anteriormente, a maioria dos casos é praticado contra o público feminino. Geralmente a vítima sofre calada, quieta, envergonhada. Muitas vezes as vítimas são ameaçadas por seus agressores que na maioria dos casos convive com elas de forma muito próxima no ambiente familiar. 

As vítimas mudam radicalmente de comportamento. Tornam-se caladas, distantes, é como se perdessem o brilho. Perdem rendimento escolar, se afastam dos colegas e professores e vivem amedrontadas. Tais abusos e violências são relevantes quando se analisam dados sobre depressão e suicídios entre crianças e adolescentes. 

Portanto se você desconfiar de algum caso, não silencie. Converse com a criança, interaja, não julgue. E se você tiver certeza, não se cale, denuncie. Disque 100.

Junte-se a nós nesse movimento. Precisamos cada vez mais nos unir! As crianças e adolescentes de hoje serão o nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário