CHEFE DA DIVISÃO DE CULTURA SIQUEIRA DE ROSÁRIO DO IVAÍ COMEMORA SEU ANIVERSÁRIO NA ALDEIA INDÍGENA DE APUCARANINHA :



Ernesto Siqueira, Chefe de Divisão de Cultura, de Rosário do Ivaí, comemorou seu aniversário, como ele “gosta e quer”. Trabalhando. Subtenente do Exército, estudioso, historiador, pesquisador incansável da cultura afro e indígena, é portador de diversos cursos, entre graduação, especialização e capacitação em várias áreas do conhecimento. Alguns cursos realizados junto com os filhos, sentados lado a lado.
Esteve no dia 13 deste mês fazendo palestra e participando de intercâmbio cultural na ALDEIA INDÍGENA DE APUCARANINHA, Município de Tamarana, Paraná.
Siqueira durante sua trajetória prestou serviço militar nos Estados do Sul e também em toda região amazônica, onde fez o curso de Sobrevivência na Selva com soldados indígenas de várias etnias. Por tudo isso, ele chama esses povos de amigos.
Considera suas histórias vivenciadas um tesouro, até porque, presenciou a prática de rituais, costumes, crenças, tradições, principalmente, o cuidado de passar a língua mãe, de geração em geração. E, para isso, a maioria dos professores são bilíngues.
Conta que é um exemplo para o Brasil e o mundo, muitos indígenas ser portadores de cursos universitários, obtidos com muita garra, determinação e otimismo. Considerando que são muito discriminados. E, sobretudo, a mulher que sofre em dobro por ser mulher e índia.
Siqueira conta que tem uma colega de farda que é a primeira mulher índia brasileira a se tornar oficial do Exército. Para isso, concorreu com mais de 5. 000 candidatos, e foi uma das primeiras colocadas. Hoje serve no Hospital Central do Exército. E que também teve o convívio profissional com pessoas da sociedade indígena portadoras de toda gama de cursos. Mas, lamenta a discriminação.
Sabe e conhece inclusive, a primeira índia a se tornar cacique do Brasil. Creuza Assoripa da etnia Umutiana e que lidera mais de 400 indivíduos. E não poderia deixar de citar a índia da etnia Terena, Zuzeth Martins Freitas de 18 anos, eleita Miss Indígena, 2011, em Eldorado, Mato Grosso do Sul.

ASSESSORIA DE IMPRENSA/LEANDRO OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário